3º encontro do Bate-Papo de Família aborda mudanças no processo de curatela


Por Ascom em 30 de agosto de 2019

A Escola Superior da Defensoria Pública de Minas Gerais (Esdep) promoveu o terceiro encontro do Bate-Papo de Família, com o tema “Curatela”. O evento aconteceu nesta quinta-feira (29/8) no auditório da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG).

O encontro contou com palestra das defensoras públicas Ana Cláudia Leroy, Alessandra Eller e Maria Helena Melo, todas em atuação na área de Família e Sucessões.

O presidente do Instituto Brasileiro de Direito em Família em Minas Gerais (IBDFAM), José Roberto Moreira Filho, abriu o evento e destacou a importância de discutir temas relacionados ao direito de família.

O terceiro encontro do Bate-Papo de Família reuniu público ligado ao Direito no auditório da DPMG

Na palestra, as defensoras falaram sobre as alterações no processo de curatela. Foram abordadas as mudanças que a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei Nº 3.146 de 2015) trouxe para o processo.

“A gente achou interessante mostrar as alterações que foram trazidas pela lei e código civil e falar de como o papel do defensor público é importante nesse processo”, disse a defensora pública Maria Helena Melo.

Também foi abordada a importância do defensor público no processo curatela. Com todas as mudanças e o aumento do número de casos, o objetivo do encontro foi sanar as dúvidas para que os defensores públicos possam atuar de forma mais eficaz.

Além das defensoras públicas e do presidente do IBDFAM, participou do evento a defensora pública e coordenadora da Escola Superior da DPMG (Esdep), Eden Mattar.

O Bate-Papo de Família, é uma parceira da Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Esdep, com o IBDFAM, com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias (CooProc) da DPMG. Tem como objetivo de discutir temas de relevância para as atividades jurídicas na área de família em encontros mensais.

O projeto compreende programação até 28 de novembro, sempre na última quinta-feira de cada mês. Em cada encontro são tratados os principais temas e desafios que ocorrem na área de família. Nos próximos serão abordados “Alienação parental” (setembro), “Divórcio” (outubro) e “Responsabilidade civil nas relações parentalidade” (novembro).

O presidente do IBDFAM e as palestrantes

Fonte: Ascom/DPMG (30/8/2019)



Calendário de cursos e eventos

<< out 2019 >>
dstqqss
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2