Curso “Gestação Legal” encerra Mês da Mulher na Defensoria Pública


Por Ascom em 4 de abril de 2017

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) promoveu na sexta-feira, dia 31, às 13h, no auditório da Defensoria Pública, o curso Gestação Legal. O evento, que encerrou as atividades da Defensoria Pública em comemoração ao Mês da Mulher, integra a proposta da Esdep de oferecer educação em direitos para a população atendida pela Instituição.

Compuseram a mesa que presidiu o evento, a diretora da Esdep, Hellen Caires Teixeira Brandão; a defensora pública, Flavia Marcelle Torres Ferreira de Morais, em atuação na área de Famílias e Sucessões; a coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, Sonia Lansky; e a representante da ONG Bem Nascer, Isabel Cristina dos Santos.

a_dsc_1029

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública, Hellen Caires Teixeira; a defensora pública Flávia Marcelle Torres; a coordenadora da Comissão Perinatal da Secretaria Municipal de Saúde, Sonia Lansky; e Isabel Cristina dos Santos

Na abertura do encontro, a defensora pública Flavia Marcelle Torres Ferreira de Morais, ministrou palestra sobre os “Direitos da gestante e do bebê”. A defensora pública destacou a importância da informação e do conhecimento para a gestante tomar decisões diante dos acontecimentos ao longo da gravidez, bem como a definição do tipo de parto que escolherá. Entre os direitos básicos da gestante a defensora pública enumerou o direito a acompanhante, à informação, privacidade e conforto, entre outros.

a_dsc_1070

A defensora pública Flávia Marcelle durante sua palestra no curso Gestação Legal

Na sequência, o médico obstetra Sandro Luiz Ribeiro Silva falou sobre “Parto respeitoso e importância do pré-natal”. Entre os tópicos abordados, Sandro Ribeiro chamou a atenção para os momentos de ir para a maternidade, o trabalho de parto, suporte emocional, os tipos de parto, os cuidados pós-parto e a importância do acompanhamento pré-natal.

A fisioterapeuta Rosana Cupertino, por sua vez, abordou o tema “Fisiologia do parto e cuidados da gestante”, no qual explicou as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência, “que ela pode escolher como será”, frisou.

As professoras Carolina Ricci e Ludmila Yarasukai apresentaram uma sessão de Dança Materna durante o curso, com participação das gestantes presentes. A série de exercícios tem o objetivo de potencializar uma vivência consciente da gravidez permitindo à mulher lidar com as transformações em curso neste momento da vida.

A nutricionista e especialista em nutrição materno-infantil, Danielle Matos, falou sobre aleitamento materno, ressaltando a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como a amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho.

A pediatra Ana Luiza Diniz encerrou o encontro com palestra sobre cuidados com o recém-nascido abordando temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo, assaduras e icterícia.

a_dsc_1137

Gestantes que foram premiadas com brindes sorteados no curso

Ao longo do evento foram realizados sorteios de brindes como material escolar, banheiras e enxovais de bebê. Também foram distribuídas cartilhas com informações sobre parto, amamentação, pré-natal e outros temas para gestantes.



Calendário de cursos e eventos

<< out 2017 >>
dstqqss
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4