Defensores públicos mineiros participam do II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri


Por Ascom em 6 de julho de 2017

Entre os dias 28 e 30 de junho, em Florianópolis, os defensores públicos Glauco de Oliveira Marciliano (Uberaba), Ana Gabriela Cardoso de Mello (Teófilo Otoni), João Paulo Torres Dias (Belo Horizonte); Liliana Soares Martins Fonseca (Montes Claros); Marco Túlio Frutuoso (Belo Horioznte); Delma Gomes Messias (Barbacena), Giovani Batista Manzo (Belo Horizonte) e Romulo Luís Veloso de Carvalho (Betim) participaram do II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri, realizado pelo Grupo dos Defensores Públicos do Júri do Brasil.
defensores-publicos

Defensores públicos mineiros que participaram do II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri, realizado pelo Grupo dos Defensores Públicos do Júri do Brasil

A Escola da Defensoria Pública (Esdep-MG) contemplou, por sorteio entre os interessados, duas inscrições para participação no evento, que contou com palestras dos defensores mineiros, Marco Túlio Frutuoso e Giovani Batista Manzo.

O objetivo do encontro foi debater questões relacionadas ao procedimento do Tribunal do Júri, especialmente no que diz respeito ao plenário, de modo a garantir a verdadeira plenitude de defesa.

Palestras

palestra_marco-tulio

O defensor público Marco Túlio Frutuoso, em atuação no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, apresentou o tema “O apelo emotivo na defesa em plenário”, na mesa presidida pelo defensor público João Paulo Torres Dias, da Defensoria Pública em Belo Horizonte

De acordo com Marco Túlio, o II Encontro Nacional dos Defensores Públicos do Tribunal do Júri foi muito produtivo e de suma importância para troca de experiências em nível nacional, contando com a participação de 120 defensores de 23 estados federados.

“Durante três dias foram debatidas questões atinentes a atuação da Defensoria Pública no procedimento do Tribunal do Júri. A interação entre defensores de todo o Brasil foi muito rica, um excelente momento de crescimento profissional. Todos ficaram ansiosos para o próximo encontro”, completou.

palestra_giovani

O defensor público Giovani Batista Manzo, também em atuação no 1º Tribunal do Júri de Belo Horizonte, apresentou a palestra “Meus melhores júris foram aqueles que não aconteceram”, na mesa presidida pelo defensor público Rômulo Luís Veloso de Carvalho, do Defensoria Pública em Betim

De acordo com a avaliação do defensor público, a reunião com demais defensores públicos com atuação no júri mostrou-se relevantíssima, considerando o intercâmbio de informações na busca de uma unidade de atuação em prol do menos favorecido. “Além do mais, as experiências dos colegas das diversas regiões do Brasil fazem robustecer a formação de todos nós, tudo a melhorar a prestação do serviço público; afinal, as vivências só fazem acrescentar à bagagem profissional, permitindo que o destinatário da prestação jurídica oferecida pela Defensoria Pública se beneficie”, finalizou.



Calendário de cursos e eventos

<< out 2017 >>
dstqqss
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4