Defensores públicos mineiros participam do XIII Conadep, em Florianópolis


Por Ascom em 16 de novembro de 2017

Defensores públicos mineiros, em atuação em diversas comarcas do Estado, estão participando do XIII Congresso Nacional de Defensores Públicos (Conadep), que acontece em Florianópolis até esta sexta-feira (17). Neste ano o tema escolhido foi “Defensoria Pública: em defesa das pessoas em situação de vulnerabilidade”.

Defensores públicos mineiros participam do XIII Conadep, em Florianópolis

A abertura do congresso aconteceu na quarta-feira, 15 de novembro, com a presença de mais de 800 pessoas, dentre elas a defensora pública-geral de Minas Gerais, Christiane Neves Procópio Malard; o corregedor-geral da DPMG, Ricardo Sales Cordeiro; e o conselheiro do Conselho Superior da DPMG, Fernando Campelo Martelleto.

Durante a cerimônia a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), responsável pela realização do congresso e a Associação dos Defensores Públicos de Santa Catarina (ADEPESC) entregaram o Colar do Mérito à professora e mestre em Direito, Maria Aparecida Caovilla, homenageada pelo seu papel de liderança no Movimento pela Criação da Defensoria Pública de Santa Catarina, cujo o slogan era: “Defensoria Pública: Direito Sonegado”.

Em seguida, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Nefi Cordeiro, palestrou sobre a atuação da Defensoria Pública na Corte. O ministro fez um relato sobre a atuação da instituição na área penal e defendeu a sua autonomia administrativa e financeira. Ao final, Nefi Cordeiro elogiou a atuação dos defensores públicos que atuam nos Tribunais Superiores, em Brasília.

Diretora da Esdep-MG, Hellen Caires Teixeira Brandão; assessor Institucional da Defensoria-Geral, Rômulo Luis Veloso de Carvalho; ministro do STJ, Nefi Cordeiro; defensora pública-geral, Christiane Neves Procópio Malard

 

Encerrando a solenidade, foi realizada a palestra magna “Direitos Humanos: da Guerra da Síria ao Trabalho Escravo no Brasil”, com o jornalista Klester Cavalcanti.  Na palestra, o jornalista falou sobre sua incursão nos conflitos na Síria, onde entrou, em maio de 2012, pela fronteira com o Líbano, com a missão de registrar a realidade da guerra civil iniciada no país em 2011 para a Revista Isto É.

Logo após, o jornalista falou da obra “A Dama da Liberdade”, que narra a história da auditora do trabalho Marinalva Dantas. Ela foi responsável por libertar 2.354 pessoas da escravidão moderna e do trabalho infantil.

Defensores em atuação na comarca de Uberlândia: Gustavo Ramos, Bárbara Bissochi e Evaldo Gonçalves da Cunha (coordenador da Regional Triângulo II); defensora-geral, Christiane Malard; defensora pública Janaína Damas Ribeiro, em atuação na comarca de Uberaba

Diretora da Esdep-MG, Hellen Caires Teixeira Brandão; e a defensora-geral, Christiane Malard; acompanhadas das defensoras públicas Luciana Vieira, Eliane Medeiros, Ana Paula Antunes Ferreira Ugimori e Cryzthiane Andrade Linhares

Fonte: Ascom/DPMG (com informações da Anadep) 16/11/2017



Calendário de cursos e eventos

<< dez 2017 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6