Defensoria Pública de Minas Gerais promove palestra sobre comportamento e carreira no mundo moderno


Por Ascom em 22 de maio de 2019

Integrando a programação da Semana da Defensoria Pública 2019, nesta quarta-feira (22/5) o coach, administrador de empresas e psicólogo Moacyr Castellani ministrou a palestra “Competências profissionais e carreira em um mundo VUCA”, na sede I da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte.

O evento foi promovido pela Escola Superior da Instituição (Esdep MG), com o apoio da Coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, da DPMG, e da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG).

Ao abrir o encontro, o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, deu as boas-vindas aos participantes e expressou alegria e satisfação em recebê-los para mais uma das atividades comemorativas do Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado em 19 de maio.

Chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel. Antoniezio Alves de Sousa; coordenadora da Esdep, Eden Mattar; palestrante Moacyr Castellani; defensor-geral Gério Patrocínio Soares; coordenadoria de Projetos, Convênios e Parcerias, Michelle Lopes Mascarenhas Glaeser; e o presidente da ADEP-MG, Fernando Campelo Martelleto

Gério Soares agradeceu ao presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, pela parceria na realização dos eventos da Semana da Defensoria Pública; às defensoras públicas Eden Mattar (coordenadora da Esdep) e Michelle Mascarenhas (coordenadora de Projetos, Convênios e Parcerias); ao chefe da Assessoria Militar da DPMG, ten. cel. Antoniezio Alves de Sousa; e aos colegas defensores públicos.

O defensor-geral agradeceu, ainda, ao palestrante Moacyr Castellani, salientando sua competência, ensinamentos e inspiração diários. “A palestra mostra que, com planejamento, objetividade e sabendo detectar os pontos fortes, tudo é possível. E, com seriedade e ética, podemos conquistar muitas coisas. Como a Defensoria Pública que, nos últimos anos, tem mostrado a que veio e o que podemos fazer e construir”.

Gério Soares convidou a todos para acompanharem os demais eventos da Semana da Defensoria Pública.  “Que a gente possa mostrar a nossa força para a população, que é a destinatária dos nossos serviços”, finalizou.

O presidente da ADEP-MG, Fernando Martelleto, reforçou o apoio da Associação à Defensoria Pública. “Estamos irmanados, harmonizados para o bem da nossa Instituição, das defensoras e defensores públicos e, principalmente, para o bem dos assistidos. Queremos a Defensoria em destaque e todas as colaborações para a construção desse projeto institucional são muito bem-vindas”.

“Hoje, sairemos daqui renovados em ideias e motivação para continuarmos exercendo a nossa missão constitucional de garantia de acesso da população à justiça e cidadania”, acrescentou.

Mundo VUCA

Moacyr Castellani explicou que o termo VUCA surgiu no exército americano, identificando algumas tendências da humanidade. A sigla descreve características marcantes do momento em que estamos vivendo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

“O mundo mudou e está mudando. As competências profissionais necessárias para atuar hoje também mudaram”. A partir desse alerta, o psicólogo e coach explanou sobre diversos conceitos atuais e modelos mentais que podem auxiliar as pessoas a conseguirem, de fato, se adaptar às mudanças e viver melhor o seu dia a dia pessoal e profissional.

Ao finalizar, o palestrante propôs a reflexão: “O que você deseja levar, na prática, da reflexão que você fez consigo mesmo?”.

A coordenadora da Esdep, Eden Mattar, fechou o evento, agradecendo ao palestrante, parceiros e apoiadores e ressaltou o potencial interno de cada um. “Nossas competências já estão todas dentro de nós, prontas, para que possam fluir, nos ajudar e também ajudar a todos com quem convivemos, nos aspectos pessoal e profissional”.

Com o apoio dos parceiros – Bancorbrás, Mãos de Minas, Minas Shopping, Banco Alfa, Hotel Real Center, Faculdade Newton Paiva, Flytuor Turismo e Cabine Foto- Fotos Instantâneas e Divertidas para Eventos – foram sorteados vários presentes e brindes.

Também foram sorteados, entre defensores públicos e servidores presentes, dez inscrições para participação no Seminário Internacional de Cultura de Paz, que acontecerá no dia 24 de maio, na Faculdade de Direito da UFMG.

Diversos assessores da Defensoria Pública-Geral e da Corregedoria-Geral; coordenadores; defensores públicos; servidores; estagiários e estudantes assistiram à palestra. Também prestigiou o evento a professora do Centro Universitário Estácio de Sá Gabriela Oliveira Freitas



Calendário de cursos e eventos

<< jun 2019 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6