Defensoria Pública em Montes Claros abre inscrições para curso de formação de Defensoras Populares


Por Ascom em 2 de setembro de 2019

De 28 de setembro a 14 de dezembro a Defensoria Pública de Minas Gerais em Montes Claros realizará o curso “Defensoras Populares”. Implantada também em outras comarcas do estado, a iniciativa tem como objetivo a formação de agentes multiplicadores dos direitos humanos, com o foco no direito das mulheres. As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (2/9).

Dividido em seis módulos: mediação comunitária, prevenção à violência contra a mulher, direito da família, criminal, direito à moradia e saúde, o curso acontecerá sempre aos sábados, no Salão do Júri do Fórum de Montes Claros (Rua Raimundo Penalva 70).

Os interessados podem se inscrever na sede da Defensoria Pública em Montes Claros (Rua dr. João Luiz de Almeida 454, Vila Guilhermina) até o dia 20 de setembro. As inscrições são gratuitas. Veja mais detalhes no quadro abaixo.

De acordo com a coordenadora do Nudem/MOC, Maiza Silva, é necessária a realização do Defensoras Populares na comarca, até mesmo pela dimensão territorial. “Montes Claros possui cerca de 450 mil habitantes, além do grande fluxo de pessoas em trânsito. Por isso, se faz necessário que a prevenção à violência contra a mulher comece na própria comunidade. Não obstante o trabalho eficiente da Defensoria Pública, é preciso a participação efetiva da sociedade para uma maior conscientização dos direitos e para o empoderamento coletivo.

Em reunião com os coordenadores locais da Regional Norte, o defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, lançou o programa na comarca, cujas inscrições começam na próxima segunda-feira (2/9)

O curso Defensoras Populares é realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública de Minas em parceria com a Defensoria Pública em Montes Claros, com o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG), do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Conselho Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Defesa Social e Programa Mediação de Conflitos.

Outras edições

Em 2017, por meio da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem/BH), a DPMG formou a primeira turma de 114 defensoras populares em Belo Horizonte, com o objetivo voltado à valorização do papel da mulher na sociedade. Em 2018, a Formação de Defensores Populares foi realizada pela primeira vez em Uberlândia, voltada para a capacitação de 100 agentes multiplicadores em direitos humanos.

Fonte: Ascom/DPMG (02/09/2019)



Calendário de cursos e eventos

<< nov 2019 >>
dstqqss
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30