Defensoria Pública realiza terceira edição do projeto Gestação Legal


Por Ascom em 16 de julho de 2018

A Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio da Escola Superior (Esdep) e a Defensoria de Família e Sucessões da Capital, promoveu o curso “Gestação Legal”, na sexta-feira (13/07). Essa foi a terceira edição da capacitação, que é voltada para as gestantes assistidas da Instituição, e tem como objetivo proporcionar autonomia às mães na tomada de decisões sobre a gestação. O evento contou com atividades no Parque das Mangabeiras e palestras de orientação às gestantes. Prestigiaram a abertura do curso a subdefensora-geral Luciana L. Lara Luce, defensores públicos e servidores.
a_dsc_6827

Da esquerda para a direita – O secretário do Conselho Superior, Galeno Gomes Siqueira; o corregedor-geral, Flávio Nelson Dábes Leão; a defensora pública Flávia Marcele Torres Ferreira de Morais; o defensor-geral, Gério Patrocínio; o diretor da Esdep, Rômulo Veloso de Carvalho; a coordenadora de Família e Sucessões da Capital, Caroline Loureiro Goulart Teixeira

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares, abriu os trabalhos agradecendo a defensora pública Flavia Marcele Torres Ferreira de Morais, coordenadora do Gestação Legal, e os parceiros do projeto. Ressaltou a importância da confiança depositada pelos assistidos e parceiros na Defensoria Pública, “a casa que é da população, que precisa do nosso trabalho”, frisou.

a_dsc_6822

O defensor público-geral, Gério Patrocínio Soares

O diretor da Escola Superior (Esdep), Rômulo Luis Veloso de Carvalho, elogiou os organizadores do curso, frisando ser muito gratificante o trabalho realizado. “É a população dentro da casa da cidadania, o que aumenta a nossa responsabilidade em relação aos serviços oferecidos”, destacou.

a_dsc_6830

A defensora pública Flávia Marcele Ferreira de Morais

A coordenadora do curso, Flavia Marcele Torres Ferreira de Morais, agradeceu o apoio recebido da Defensoria Pública para a realização do projeto, assim como aos parceiros do Gestação Legal.

a_dsc_6832

A enfermeira Kercia Zimmerer

A enfermeira Kercia Zimmerer ministrou a palestra “Amamentação e cuidados com o bebê”, na qual ressaltou a importância da amamentação para a saúde do bebê, principalmente nos primeiros seis meses de vida, e como fortalecer o vínculo entre mãe e filho. Abordou também temas como banho, cuidados com o umbigo, refluxo e assaduras.

a_dsc_6879

A palestrante Rosana Cupertino

A fisioterapeuta Rosana Cupertino discorreu sobre “Fisiologia do parto e cuidados da gestante”, quando explicou as etapas do trabalho de parto e como a gestante deve preparar-se para essa experiência. Explicou quais atitudes a gestante deve tomar nas fases latente e ativa e quais recursos utilizar até o bebê nascer.

a_dsc_6841

Encontro reuniu gestantes assistidas pela Defensoria Pública

Atividades ao ar livre

Na parte da manhã, as atividades contaram com programação variada realizada no Parque das Mangabeiras, localizado ao pé da Serra do Curral, em Belo Horizonte.

Sob a orientação de voluntários do projeto, as gestantes visitaram a exposição “Sentidos do Nascer”. Coordenada por uma equipe multiprofissional das áreas de saúde e educação, a mostra usa o lúdico e o sensorial para levar às gestantes informações sobre os benefícios do parto normal, derrubar os mitos relacionados ao nascimento e ao parto e orientar sobre os prejuízos da cesariana desnecessária, sem indicação, sobre a saúde da mulher e do bebê.

A professora de dança materna, Ludmilla Yarasu-Kai, falou sobre os benefícios do uso de slings (carregadores de pano de bebê), mostrando os vários modelos que existem e explicando como usá-lo. Após a explanação, as gestantes vivenciaram a dança materna, projeto de atenção integral para as mães, desde a gestação, até os três anos do bebê.

a_dsc_1607-roda-2018-13

Gestantes participaram de roda de conversa

Ainda no Parque dos Mangabeiras, foram realizadas rodas de conversa, com abordagem multidisciplinar, e a fotógrafa Cecilia Ganzarolli fez uma sessão de fotos com as gestantes.

O curso Gestação Legal teve apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Sentidos do Nascer, BH Pelo Parto Normal, Programa Polos de Cidadania da UFMG, Sicoob JUS-MP e Drogaria Araújo.

a_dsc_8731

Gestantes receberam brindes fornecidos pelos parceiros do curso

 

mosaicogestacaolegal

Atividades promovidas pelo Gestação Legal no Parque das Mangabeiras



Calendário de cursos e eventos

<< nov 2018 >>
dstqqss
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1