DPMG promove Curso de Formação de Defensores Populares em Uberlândia


Por Ascom em 27 de julho de 2018

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) promove o Curso de Formação de Defensores Populares em Uberlândia. A atividade, iniciada em junho deste ano, será ministrada até o mês de dezembro de 2018, com um encontro mensal, aos sábados, no campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
a_dsc_6302_mesaabredefpopuberl30062018

A defensora pública Bárbara Bissochi; o procurador do Trabalho, Paulo Gonçalves Veloso; o coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa; o coordenador Regional Triângulo II, Evaldo Gonçalves da Cunha; o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior; o pró-reitor da UFU, Hélder Eterno da Silveira; o vice-presidente da OAB Uberlândia, Luciano de Salles Monteiro; e a presidenta Comissão Direitos Humanos Uberlândia, Flávia de Fátima Brito

O primeiro módulo do curso, realizado em 30 de junho, abordou “O Sistema de Justiça e Promoção dos Direitos Humanos, Introdução aos Direitos Humanos e Oficina de Elaboração de Projetos Sociais”. A aula inaugural contou com 300 participantes e a presença de representantes da Justiça Federal e Estadual, procuradores do Ministério Público Federal do Trabalho, promotora de Justiça, defensores públicos Federais e Estaduais, e da OAB.  Foram estudados o histórico dos direitos humanos, mecanismos e órgãos de proteção dos direitos humanos e Defensoria Pública e direitos humanos, entre outros temas, além da realização de oficina para elaboração de projetos sociais de proteção e promoção de direitos humanos (“Direitos humanos no bairro”).

O curso oferecerá módulos sobre Defensoria Pública e Democratização do Acesso aos Direitos; Direitos Humanos e as questões de gênero; Colóquio de Direitos Humanos e Justiça Global; Direitos dos Trabalhadores; Benefícios Assistenciais (LOAS); Drogas, Sistema Penitenciário, Pessoas em Situação de Rua; Direitos da Criança e do Adolescente, e Discriminação Racial.

De acordo com a defensora pública Bárbara Silveira Machado Bissochi, “o curso de extensão tem como objetivo principal a formação de agentes multiplicadores em direitos humanos, para que desenvolvam em sua própria comunidade políticas de efetivação dos direitos humanos. A iniciativa busca ainda promover a educação em direitos humanos, disseminar o conhecimento sobre meios de acesso à Justiça e aos direitos e sobre os mecanismos alternativos de resolução de conflitos, assim como encorajar o desenvolvimento de ações e projetos locais de promoção e defesa dos direitos humanos”, ressaltou.

Por sua vez, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, ressaltou a importância da aproximação da Universidade com a Defensoria Pública.

Haverá emissão de certificados, entregues durante o III Encontro Regional de Direitos Humanos da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG 13ª Subseção, no dia 01 de dezembro de 2018.

a_dsc_4443_publicoabrecursodefpopuberl30062018

Encontro reuniu mais de 300 pessoas na abertura do curso no auditório da UFU

Na coordenação do curso estão a defensora pública Bárbara Bissochi, o professor Rodrigo Vitorino (UFU) e a advogada Flávia Brito (OAB) com o apoio de estagiários da Defensoria Pública, estudantes da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis da UFU e representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB Uberlândia.

A iniciativa é uma parceria entre a DPMG, Universidade Federal de Uberlândia por meio do Laboratório de Direitos Humanos e Justiça Global (LabDH/CNPQ) e a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil em Uberlândia, com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) e Ministério Público Federal em Uberlândia.

Presentes na abertura do curso, o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, o professor Rodrigo Vitorino, o defensor público federal Fúlvio Alves Tufi; o juiz federal Flávio da Silva Andrade; o vice-presidente da OAB UDI Luciano de Salles Monteiro; o coordenador Local em Uberlândia, Clayton Rodrigues Sabino Barbosa, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Flávia de Fátima Brito; a diretora adjunta da OAB Uberlândia, Vilma Aparecida Rosa; a promotora de Justiça Daniela Cristina Pedrosa Bittencourt Martinez, a defensora pública e coordenadora do curso, Bárbara Silveira Machado Bissochi, o procurador do Trabalho, Paulo Gonçalves Veloso, o procurador da República, Onésio Soares Amaral, o pró-reitor da UFU, Hélder Eterno da Silveira, o administrador do Fórum da comarca, Wesley Fahd Guimarães, representando a juíza Maria Elisa Taglialegna.

Clique aqui para ver os módulos do curso.




Calendário de cursos e eventos

<< ago 2018 >>
dstqqss
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1