DPMG recebe encontro de Escolas Superiores das Defensorias Públicas


Por Ascom em 9 de março de 2020

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) recebeu, nesta sexta-feira (6/3), o encontro de representantes de Escolas Superiores e Centros de Capacitações de Defensorias Públicas brasileiras.

O encontro integra a agenda anual de reuniões ordinárias realizadas para discutir projetos em comum e traçar rumos das atuações. Ao final, foi feito o diagnóstico das Esdep’s participantes.

Na abertura, a coordenadora da Esdep-MG, Eden Mattar, falou sobre a importância da realização destes encontros para o compartilhamento de ideias, conhecimento e também das dificuldades de cada uma.
“Além de conhecer o trabalho de cada instituição, como cursos, eventos e palestras que são realizados, podemos nos informar sobre como é feita a regulamentação de cada uma e as novidades em relação às novas tecnologias e metodologias”, ressaltou Eden Mattar.

“Com base nesta troca de conhecimentos e informações – continuou a coordenadora da Esdep-MG – podemos nos apoiar umas nas outras, não só para absorver o que há de melhor em cada uma, mas também para identificar as dificuldades em comum e, quando é o caso, encaminhar aos Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais (Condege) pedidos de apoio às escolas”.

Na primeira parte dos trabalhos cada participante apresentou um pouco da realidade da Esdep de seu estado. Estiveram presentes representantes das Escolas Superiores do Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso do Sul, Maranhão, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Roraima e Rio de Janeiro. O painel contou, ainda, com representantes da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo, do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG).

Em seguida, a pedagoga Érica de Souza, da Escola Superior da Defensoria Pública de São Paulo, fez uma apresentação sobre planejamento pedagógico, destacando a importância da metodologia, diretriz e objetivo do trabalho a ser desenvolvido pelas escolas.

Na segunda parte do encontro, as representantes da Escola de Contas do TCE-MG, Maria Elizabeth da Silva Oliveira e Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, fizeram uma apresentação do trabalho desenvolvido na Escola de Contas do TCE-MG.

Participaram também Alexandre Brandão Rodrigues (RS), Cacilda Maria Queiroz (BA), Camila Maues (MS), Cristiane Marques Mendes (MA), Evenin Eustáquio de Ávila (DF), Hélio Antunes Carlos (ES), Roberto Tadeu Vaz Cura (MT), Alessandra Martins Milaré (RO) e Adriana Britto (RJ).

 



Calendário de cursos e eventos

<< set 2020 >>
dstqqss
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3