Encontro dos Setores Psicossociais debate temas ligados à infância e juventude durante Congresso Nacional em BH


Por Ascom em 23 de agosto de 2019

Em paralelo ao VII Congresso Nacional de Defensores Públicos da Infância e Juventude, aconteceu nesta sexta-feira (23/8) o Encontro dos Setores Psicossociais das Defensorias Públicas. O evento, idealizado pela coordenadora técnica do Setor Psicossocial da Defensoria Pública de Minas Gerais, Luciana Raquel Azevedo Gama, teve como objetivo promover a troca de experiências entre as equipes psicossociais das Defensorias Públicas do país.

“Esse é o momento de articular, compartilhar, aprender e pensar saídas para as complexidades e desafios que os setores psicossociais enfrentam”, disse a coordenadora Luciana Raquel Gama.

Durante o encontro, a conselheira do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais, Cláudia Natividade, e a psicóloga no Setor Psicossocial da DPMG, Jeanyce Araújo, ministraram palestra. Na oportunidade, as psicólogas falaram sobre temas recorrentes no cotidiano dos profissionais psicossociais.

Palestras abordaram temas como abuso sexual na infância, álcool, drogas, mães órfãs, entre outros

Foram abordadas as temáticas: abuso sexual na infância; juventudes, álcool e outras drogas; genocídio da juventude negra; e mães órfãs. “Visamos trazer alguns temas para que a gente pudesse discutir ao longo do dia e são temas que estão no cotidiano do trabalho das equipes”, afirmou Cláudia Natividade.

Durante a apresentação dos temas “genocídio da juventude negra” e “mães órfãs”, Jeanyce Araújo abordou o racismo e os preconceitos presentes nessas questões e como os profissionais devem se preparar para lidar com essas temáticas.

Profissionais que participaram do Encontro dos Setores Psicossociais durante o Congresso

O Congresso é idealizado pelo Conselho Nacional de Defensores Públicos-Gerais (Condege) e, neste ano, é realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da Escola Superior da Instituição (Esdep-MG). “Defensoria Pública: a voz e a vez das crianças” é o tema desta edição. A programação inclui palestras e debates, com profissionais de reconhecida atuação na temática, além de Concursos de Teses e Práticas Exitosas.

Fonte: Ascom/DPMG (23/08/2019)



Calendário de cursos e eventos

<< out 2019 >>
dstqqss
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2