Esdep promove a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na DPMG


Por Ascom em 17 de agosto de 2018

A Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) promoveu, na segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de agosto, as palestras “Inteligência emocional” e ‘‘Alimentação saudável’’, em parceria com a empresa Minas Gerais Administração e Serviços (MGS).

O evento, realizado no auditório da sede I da Defensoria Pública, na Capital, integra a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), buscando promover a capacitação e a formação de defensores públicos e servidores, como diretriz para o aperfeiçoamento profissional e pessoal e, ainda, a melhoria da qualidade de vida.

A atividade contou com a participação da psicóloga Maria Cristina Ferreira Machado no dia 13 e a nutricionista Vanessa Ferreira Botelho no dia 14, responsáveis por ministrar as palestras e esclarecer dúvidas e possíveis curiosidades do público sobre os temas abordados.

Além disso, houve, na terça-feira, a premiação do Concurso de Frases sobre saúde e segurança no trabalho, promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). O concurso foi aberto a servidores e funcionários da Defensoria Pública e a frase escolhida será utilizada na próxima campanha da SIPAT.

O evento foi aberto aos defensores públicos, servidores e estagiários.

Inteligência emocional

Em sua palestra, a psicóloga Maria Cristina Ferreira destacou que ‘‘faz parte da inteligência emocional saber entender o que podemos realizar de bom em situações muito difíceis. É você sentir e também entender esse sentimento para agir, saber se expressar de acordo com o momento, isto é, controlar as emoções e fazer o outro compreendê-las’’.

Maria Cristina ainda lembrou que o autoconhecimento é essencial neste processo, “para se conhecer e assim, fazer o que consegue, dentro dos próprios limites e se controlar diante dos desafios e diferentes situações com que nos deparamos ao longo da vida”.

Além disso, acrescentou, ‘‘há o autocontrole, para conseguir negociar consigo mesmo e equilibrar a vontade com as possibilidades’’, destacando a importância do tema tanto no equilíbrio pessoal quanto profissional.

a_17_08_2018dsc_8907

Da esquerda para a direita, trabalhador mirim da Esdep Caio Moreira, a auxiliar administrativa da MGS Rosângela Monteiro de Souza, a Superintendente de Gestão de Pessoas e Saúde Ocupacional (SGPSO), Carla Aparecida de Souza Carvalho, a assessora da AGE Lícia Ferraz Venturi (4ª posição da direita para a esquerda), a psicóloga Maria Cristina (3ª posição da direita para a esquerda) e os servidores da SGPSO Camila Alves e Rodrigo Machado

Alimentação saudável

No segundo dia, a nutricionista Vanessa Ferreira Botelho apresentou e explicou a preparação de marmitas saudáveis para proporcionar melhores escolhas no dia a dia, com o objetivo de prevenir doenças. ‘‘Estas marmitas visam oferecer opções de alimentação e lanches mais saudáveis, principalmente para aqueles que levam o alimento para o trabalho’’, afirmou.

A nutricionista mostrou ao público dicas de pratos saudáveis e combinações balanceadas, além de opções para o lanche da tarde, com o intuito de promover a conscientização com foco no peso, aliada a exercícios físicos e o bem-estar. Completou esclarecendo sobre os melhores tipos de recipientes para transportar os alimentos e formas de preparação para garantir um cardápio diversificado e equilibrado.

Para finalizar, tirou dúvidas sobre nutrição e a importância de conhecer os alimentos e praticar hábitos mais adequados à manutenção da boa saúde.

 

a_17_08_2018dsc_8928

A Superintendente Carla Aparecida de Souza (3ª posição da esquerda para a direita) e a nutricionista Vanessa Ferreira (5ª posição da esquerda para a direita) acompanhadas da equipe da DPMG e MGS

 

a_16_08_2018dsc_8909

Premiação do Concurso de Frases



Calendário de cursos e eventos

<< set 2018 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6