Esdep promove o 1º Encontro entre as Defensorias de Família e o Nudem


Por Ascom em 29 de junho de 2018

Na quinta-feira (28/06), defensores públicos em atuação na Defensoria de Famílias e Sucessões da Capital e na Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem/BH) reuniram-se para trocar experiências e promover a integração entre as duas áreas.

Realizada pela Escola Superior (Esdep), a atividade abriu o I Encontro Defensorias de Famílias, que continua nesta sexta (29/06).

Ao iniciar os trabalhos, a diretora da Esdep, Hellen Caires Teixeira Brandão, destacou que o encontro foi promovido a pedido das defensoras públicas em atuação no Nudem, “que sentiram a necessidade de integrar as duas áreas, que estão interligadas”. Hellen Caires agradeceu a presença e a disponibilidade dos colegas defensores e colocou o espaço da Esdep à disposição dos defensores públicos para promoção de atividades ou reuniões.

a_dsc_8333

Diretora da Esdep, Hellen Caires (à direita): “a intenção da Escola é estar sempre próxima ao colega”

Segundo a coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência, Maria Cecilia Pinto e Oliveira, a intenção do encontro foi “sintonizar, com os defensores que atuam na área da Família, os entendimentos, pedidos e outras providências, para que as assistidas mulheres em situação de violência sejam atendidas da melhor forma possível”.

A coordenadora explicou que as defensoras em atuação no Nudem fazem as petições iniciais relacionadas com Direito de Família e esses processos são acompanhados pelos defensores da área da Família. “Por isso, queremos ouvir os colegas. Para saber se estamos fazendo as petições de maneira adequada, de acordo com os entendimentos mais atuais. Da mesma forma, nós, do Nudem, queremos falar sobre questões as quais os colegas devem atentar pois, quando os casos de violência doméstica chegam às varas de Família, eles têm peculiaridades”.

O “1º Encontro entre as Defensorias de Família e o Nudem” contou com participação das defensoras públicas em atuação na Defensoria Especializada na Defesa do Direito da Mulher em Situação de Violência (Nudem/BH), Maria Cecilia Pinto e Oliveira, Samantha Vilarinho Mello Alves, Diana Fernandes de Moura e Renata Salazar Botelho; e dos defensores públicos da área da Família da Capital, Caroline Loureiro Goulart Teixeira (coordenadora), Carolina Aida Lopes Alves, Gabriel Freitas Maciel Garcia de Carvalho, Ana Cristina Cunha, Ana Paula Antunes Ferreira Ugimori, Graciela Diniz Pacheco, Juliana Barbosa Monteiro de Castro, Liliane Duarte Santana Brant, Lívia Matias de Souza Silva, Márcia Brasil, Rizzia Jardim Gontijo de Faria, Silvia Leonel Ferreira, Luciana Bar Infante Antunes Rabelo, Ana Sofia Rezende e Vanessa Cruz; os defensores públicos em atuação no interior, Gislene Dias Oliveira e Karina Roscoe Zanetti (Poços de Caldas), Adail Martins (Santa Luzia) e Raquel de Souza Pyramo Novaes (Contagem); além da coordenadora do Nudem/Montes Claros, Maísa Rodrigues da Silva.

a_dsc_8336

Em formato de roda de conversa, o encontro aconteceu nas instalações da Esdep



Calendário de cursos e eventos

<< set 2018 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6