Instituto de Ciências Penais abre projeto ‘Diálogos’ com debate sobre infância e adolescência na Defensoria Pública de Minas Gerais


Por Ascom em 15 de abril de 2019

Primeira edição será voltada para reflexão sobre jovens em situação de vulnerabilidade. Iniciativa pretende ajudar na construção de soluções para o problema da criminalidade

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), sediará o primeiro encontro do projeto “Diálogos ICP”, que acontecerá no próximo dia 23 de abril. Promovida pelo Instituto de Ciências Penais (ICP), a iniciativa tem como objetivo fomentar debates interdisciplinares sobre temas que afligem a sociedade atual.

O tema do primeiro encontro será “Infância e adolescência em vulnerabilidade: a história não contada”. O assunto foi escolhido para estimular a discussão sobre como o acesso à escola, cultura e esporte, por exemplo, podem ter um viés preventivo eficiente à entrada de jovens no caminho dos atos infracionais.

Esta edição terá como referência o livro “Conte Sua História: A vida de crianças e adolescentes institucionalizados em Minas Gerais”, editado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A obra relata histórias de sucesso de resgate de jovens em situação de vulnerabilidade que tiveram oportunidades de construírem vivências de superação.

“Diálogos ICP”

Partindo da premissa que a segurança pública é um problema que extrapola as ciências penais e até o próprio Direito, o projeto pretende reunir, em uma roda de conversa, protagonistas de diversas áreas do conhecimento, para ouvir experiências diferentes daquelas inerentes à área jurídica, bem como debater soluções conjuntas.

A Defensoria Pública de Minas Gerais é apoiadora do evento que, neste encontro aberto ao público, com vagas limitadas, mediante inscrição.

O “Diálogos ICP’, terá o modelo de uma entrevista conduzida pela jornalista Cristiane Leite, uma das participantes da obra editada pelo Tribunal de Justiça. Na oportunidade, será apresentado o caso de um adolescente em situação vulnerável, que foi apadrinhado por um médico e hoje é enfermeiro.

Haverá ainda a participação da psicóloga Judicial Rosilene Miranda, uma das organizadoras da edição do livro, e do repórter cinematográfico Saulo Luiz, que possui projeto de acesso ao esporte a jovens em situação de vulnerabilidade social.

Clique aqui para se inscrever (vagas limitadas).

 

Serviço:

Evento: “Diálogos ICP” – “Infância e adolescência em vulnerabilidade: a história não contada”

Data: 23/4 – terça-feira

Horário: 19 horas

Local: Auditório da Unidade I da DPMG – Rua dos Guajajaras 1.707, 2º andar, Barro Preto, BH.

Fonte: Ascom / DPMG (11/04/2019)

 



Calendário de cursos e eventos

<< abr 2019 >>
dstqqss
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4