Métodos adequados de solução de conflitos, tema da capacitação de estagiários


Por Ascom em 3 de abril de 2018

Na segunda-feira (27/03), a defensora pública Francis de Oliveira Rabelo Coutinho, em atuação na Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais e coordenadora do projeto “Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar” (Mesc), proferiu palestra sobre métodos adequados de soluções de conflitos na sede I da DPMG. A palestra integrou mais uma etapa do curso de capacitação para estagiários em Direito da Instituição.

Para exemplificar parte da temática afeta à Teoria Geral do Conflito, Francis Coutinho realizou dinâmica com os participantes. A defensora pública reforçou a importância da democratização de acesso à justiça nas comunidades, “temos que nos preocupar em levar a justiça a quem precisa, facilitando a linguagem, empoderando as partes para que elas possam construir sua própria decisão. Não há como abraçarmos a justiça conciliativa sem reavaliarmos o papel do conflito na sociedade democrática”, explicou. A defensora identificou, também, os pontos de similitude e diferenças entre os principais tipos de métodos adequados, salientando a utilização da mediação e da conciliação de conflitos na DPMG. Com objetivo de demonstrar a efetividade da prática da mediação como atividade extrajudicial do defensor público, Francis Coutinho apresentou o Projeto Mesc, explicando resumidamente seu funcionamento junto às escolas públicas.

a_dsc_0676-materia-francis-estagiarios

A coordenadora do Mesc, Francis Coutinho, realizou dinâmica para explicar a metodologia de soluções de conflitos

Para enriquecer o trabalho sobre mediação no ambiente escolar, a defensora pública convidou a voluntária do Mesc, Danielle Pereira da Silva, que prestou depoimento e reforçou a importância do projeto em sua vida: “Quando o projeto Mesc foi implantado em minha escola, tinha acabado de perder meu irmão, torturado e assassinado. A mediação nos apresenta outras perspectivas, entendemos que, por meio do diálogo, podemos resolver qualquer conflito, sem a necessidade da intervenção de um supervisor, diretor ou até mesmo de um advogado”, disse Danielle Silva.



Calendário de cursos e eventos

<< abr 2018 >>
dstqqss
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 1 2 3 4 5