Missão | Visão | Valores

3° episódio da série “Expresso e-Defensoria” aborda Visual Law na comunicação Jurídica e traz dicas para uso da técnica


Por Ascom em 30 de julho de 2021

“Visual Law: tornando o Direito mais claro e compreensível” foi o tema do terceiro episódio da série “Expresso e-Defensoria”, que foi ao ar nesta sexta-feira (30/7), promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG).

A iniciativa tem o objetivo de debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da Defensoria de Minas sob a ótica das transformações digitais.

O defensor público Roger Feichas e o pesquisador Bernardo de Azevedo

 

O debate, que nesta edição contou com a participação do defensor público e especialista em Direito Digital, Roger Vieira Feichas, e do advogado, professor e pesquisador Bernardo de Azevedo, está disponível no canal da DPMG no YouTube.

Assista aqui.
https://www.youtube.com/watch?v=B11YVZBmR4M

Ao abrir o evento, o defensor público idealizador da série Roger Feichas destacou a importância do evento para a geração de uma cultura digital dentro do Direito.

Pesquisa retratou opinião de magistrados sobre as peças jurídicas

 

O campo de estudo do Visual Law tem conquistado muito espaço no Brasil. O pesquisador Bernardo de Azevedo explicou sobre o que se trata a temática, mostrou os dados da primeira pesquisa nacional sobre a técnica – “Elementos Visuais em Petições na Visão da Magistratura Federal” -, e apresentou várias aplicações e elementos para serem usados pelo Judiciário, Poder Público e setor privado a partir de documentos já elaborados.

Azevedo também ressaltou o potencial do Visual Law de aprimorar a mensagem que vai ser comunicada a quem atua ou busca o Direito e exaltou seu uso no campo jurídico. “A utilização dessas técnicas melhora a comunicação jurídica e a experiência de quem lê os contratos, sentenças e outras peças. O Judiciário tem se dedicado a criar esses documentos para que ambas as partes possam entender melhor as informações, compreender, por exemplo, o funcionamento das audiências com clareza e tranquilidade”, disse o pesquisador.

Em seguida, Roger Feichas salientou que Visual Law não substitui a escrita jurídica, “pelo contrário, ele acresce em questão de eficiência e efetividade”. Ao final, Azevedo apresentou sugestões de conteúdos, cursos gratuitos e ferramentas disponíveis para
aplicação da técnica.

Pesquisador Bernardo de Azevedo apresentou exemplos de documentos produzidos com a técnica do Visual Law

 

Expresso e-Defensoria

A série Expresso e-Defensoria tem episódios mensais, com palestras, conversas e entrevistas sobre temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da Defensoria Pública de Minas sob a ótica das transformações digitais.

Os episódios estão disponíveis no canal da Defensoria Pública no YouTube (c/defensorimineira).

Fonte: Ascom/DPMG (30/07/2021)



Calendário de cursos e eventos

<< set 2021 >>
dstqqss
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2