Missão | Visão | Valores

Amor, emoção e resiliência marcaram a palestra desta manhã da Semana da Defensoria. Veja vídeo no canal da DPMG no Youtube


Por Ascom em 19 de maio de 2021

A trajetória de vida da jornalista Larissa Carvalho, palestrante da live promovida pela DPMG nesta quarta-feira (19/5), na programação da Semana da Defensoria, cruzou com a atuação da Defensoria mineira há cinco anos.

Foi por meio da Instituição que Larissa conseguiu na Justiça o direito de ter o fornecimento pelo Estado da alimentação especial de alto custo, imprescindível para a sobrevivência de seu filho Theo, que nasceu com uma doença genética rara.

Larissa Carvalho: “A maternidade é abraçar o amor. E o amor pode vir de muitas formas”

Por causa da doença, o corpo do Theo tem dificuldade para absorver as proteínas dos alimentos. As que não são metabolizadas matam os neurônios, o que compromete o desenvolvimento motor. A situação poderia ser evitada se, no quinto dia de vida, fosse feito o Teste do Pezinho Ampliado, que investiga um número maior de doenças que o exame feito pelo SUS.

Theo só teve o diagnóstico correto com um ano e dez meses de idade. Era necessário substituir sua alimentação por uma especial e de alto custo, impossível de ser mantido por longo tempo por Larissa e familiares, mesmo com a ajuda dos amigos.

Larissa conta que depois de muita dor, sofrimento e batalha pelo diagnóstico, ao procurar a Defensoria de Minas em busca de ajuda para o pedido ao Estado da alimentação especial, encontrou acolhimento, compromisso, humanidade e resultados.

Como repórter da Rede Globo, Larissa já tinha feito diversas reportagens na DPMG. “Quando eu procurei a Defensoria como mãe, só conseguia escutar a batida do meu coração, com medo e desespero de encontrar um não. O que eu encontrei foi colo, foi o olhar da defensora pública Adriane Seixas e sua voz me dizendo: – Vamos conseguir, não vou desistir, vamos vencer”.

Após alguns recursos sem sucesso pelo Estado, esta batalha foi ganha. Larissa foi avisada da vitória pela defensora pública Thaísa Amaral Braga Falleiros e pelo defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares. A convite da jornalista, ambos participaram do documentário “Uma gota de esperança”, que conta a trajetória de Theo e outras crianças que enfrentam o problema. O documentário está disponível no Globoplay.

A repórter, durante uma cobertura jornalística na DPMG

Ao contar sua história e falar sobre maternidade, superações de frustrações e organização da rotina familiar, Larissa enfatizou a importância da resiliência, da coragem e do amor.

Emocionada, a jornalista agradeceu à Defensoria Pública pela atuação na defesa do direito de seu filho.

“Muito obrigada. Não só pelo Theo. Não só pelo primeiro olhar que me recebeu. Foram muitos olhares. Vocês fazem muita diferença na vida de muita gente. Vocês fazem muito por muitas Larissas e muitos Theos, todos os dias. Se meu filho conseguisse, levaria para abraçá-los”, disse.

Atualmente, a batalha de Larissa é pela ampliação da lista de doenças rastreadas pelo Teste do Pezinho no SUS. O projeto de lei foi aprovado pela Câmara Federal e pelo Senado. Hoje é o último dia para a sanção da presidência.

Se o projeto não for sancionado, existe um plano B em andamento. Já existem 700 mil assinaturas na petição que o Instituto Vidas Raras lançou para esse propósito. São necessárias 1 milhão de assinaturas para propor projeto de lei por iniciativa popular no Congresso Nacional.

Clique aqui para acessar a petição. Para além da sanção presidencial, a adesão demonstra o interesse da população na causa.

Abertura

O subdefensor público-geral do Estado, Nikolas Katopodis, abriu a live e parabenizou as defensoras e defensores públicos, servidoras e servidores, estagiárias e estagiários da DPMG, pelo Dia Nacional da Defensoria Pública, celebrado anualmente em 19 de maio.

“Parabéns a vocês que compõem a Defensoria Pública, em especial a de Minas Gerais, pela missão de levar esperança a quem esqueceu o que é ter este direito atendido e não tem onde buscar seus direitos mais essenciais”.

O subdefensor-geral Nikolas Katopodis também ressaltou a atualidade do tema da palestra. “A mulher tem se dividido em vários papéis e tarefas, fazendo frente às dificuldades que a pandemia nos impõe”

A defensora pública Flávia Marcelle Torres Ferreira de Morais apresentou a palestrante, destacando sua coragem e resiliência. Flávia Marcelle falou um pouco sobre os desafios da maternidade e também parabenizou colegas defensoras e defensores pelo Dia da Defensoria.

Flávia Marcelle e Larissa Carvalho

Semana da Defensoria

A programação da Semana da Defensoria continua até a sexta-feira (21/5).

Nesta quarta-feira (19/5), data em que se comemora o Dia Nacional da Defensoria Pública, às 19 horas, haverá outra live.

Dessa vez, será com o Padre Fábio de Melo, que vai abordar “Motivação e superação em tempos difíceis”.  Natural de Formiga, no Centro-Oeste de Minas Gerais, Padre Fábio de Melo é sacerdote católico, palestrante, cantor, compositor, poeta, escritor, professor e apresentador. Atualmente atua na Diocese de Taubaté em São Paulo. Esta live estará disponível também pelo Instagram @defensoriamineira.

As lives são abertas para o público em geral. Basta acessar o canal da DPMG no YouTube (www.youtube.com/c/defensoriamineira).

Para ver a programação completa da Semana da Defensoria Pública, clique aqui.

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG



Calendário de cursos e eventos

<< jun 2021 >>
dstqqss
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3