Missão | Visão | Valores

Campanha ‘Autismo – Discriminação é Crime!’ será lançada no dia 15/6 com apoio da Defensoria de Minas


Por Ascom em 11 de junho de 2021

Idealizada e produzida pelo artista plástico e cineasta mineiro Ernane Alves, a campanha “Autismo – Discriminação é Crime!” tem como objetivo  levar informação gratuita e acessível à sociedade brasileira sobre os direitos dos autistas e promover a neurodiversidade. O lançamento será no dia 15 de junho, às 15 horas, na sede da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), em Belo Horizonte.

A iniciativa conta com parceiros como a Defensoria Pública de Minas Gerais, por meio do o Projeto Inclusão Verde Mundo, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Autismo da OAB Minas Gerais, a CADDA – Comissão das Associações de Defesa dos Direitos dos Autistas de Minas Gerais e o Grupo Autismo Legal, de São Paulo.

Por motivos de segurança e respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde, o happening contará com participação presencial de apenas um representante de cada instituição envolvida na causa. A advogada Carla Bertin, de São Paulo, fundadora do Grupo Autismo Legal, participará por meio de videoconferência. A solenidade será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da DPMG (c/defensoriamineira) e ficará disponível para o público.

Com formato híbrido, a campanha terá ampla divulgação nas redes sociais e sites das instituições envolvidas e no já reconhecido blog Luz Azul, no qual artigos e campanhas fotográficas assinadas por Ernane Alves atualizam a população sobre o tema.

Além da versão virtual, o projeto terá uma versão física, onde cartazes impressos serão fixados em repartições públicas e privadas de Minas Gerais, ampliando ainda mais o plano de comunicação da ação, que terá visibilidade ante ao alcance de todas essas mídias.

O idealizador Ernane Alves, que possui autismo nível 1, acredita que a informação é o caminho. “Sobre o autismo, a falta de informação ainda é uma lacuna imensa na sociedade”, reflete.

Em função de sua atuação na causa do autismo no Brasil, Ernane foi indicado ao Prêmio Orgulho Autista. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 18 de junho, data em que é celebrado o Dia do Orgulho Autista e é organizada pela CADDA.

Diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista) em 2009, Ernane ficou por mais de dez anos sem falar sobre o assunto. No final de 2019, o premiado artista decidiu abordar abertamente sobre o seu diagnóstico e trouxe o tema para o seu trabalho.

A convite da BH Airport, Ernane Alves lançará a exposição “Luz Azul – Um Olhar Particular sobre o Autismo”, no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, ainda este ano. A mostra faz parte dos eventos comemorativos dos 20 Anos de Carreira de Ernane, em 2021.

A Defensoria Pública de Minas Gerais possui o Projeto Inclusão Verde Mundo – Rede em Proteção em que, dentre as finalidades de atuação, destaca-se a conscientização em direitos e a atuação em Rede. As pessoas com autismo, suas famílias e a sociedade em geral precisam de campanhas educativas para compreenderem e saberem acessar os direitos que permeiam o Espectro Autista. Por isso, a DPMG apoia a campanha, tornando-se parceira na causa.

Serviço:

Lançamento da campanha “Autismo, Discriminação É Crime!”

Data e horário: 15 de junho, às 15 horas

Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da DPMG (c/defensoriamineira)

Fonte: Ascom/DPMG (11/06/2021)



Calendário de cursos e eventos

<< out 2021 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6