Missão | Visão | Valores

Defensoria de Minas lança nova edição do curso de capacitação de Mediação e Conciliação de Conflitos


Por Ascom em 16 de agosto de 2021

Aconteceu na sexta-feira (13/08) a aula inaugural do curso de Mediação e Conciliação de Conflitos para defensores (as) públicos (as) e servidores (as), realizado pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio da sua Escola Superior (Esdep) e em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Democrático (IDDE).

Além dos alunos, estiveram presentes no encontro as advogadas e mediadoras Beatriz Aguiar Bovendorp Veloso e Camila Pereira Linhares, que aproveitou o momento para destacar o trabalho da DPMG e o importante papel de humanizar a mediação e conciliação de conflitos.

Reunião foi realizada via plataforma Teams com mediadoras e alunos (as)

 Em um bate-papo com o objetivo de conhecer melhor as expectativas de cada participante no decorrer do curso, foi apresentada também a metodologia que será trabalhada durante as atividades.

“Nós, pela atuação como defensores, já sabemos, por conhecimentos jurídicos e práticas frequentes, um pouco a respeito da mediação, mas agora vamos aprender melhor todas as ferramentas por meio do curso”, destacou um dos alunos presentes.

Durante as aulas, realizadas virtualmente, serão abordadas temáticas relacionadas à mediação e conciliação, separadas por unidades. Teoria Geral do Conflito, Teoria da Comunicação, Negociação e Conciliação, Ferramentas da Mediação, Visão Comparada da Mediação e as principais áreas de atuação da mediação serão os tópicos centrais trabalhados.

O curso

O curso de capacitação tem como principais objetivos detalhar métodos que facilitem a construção de soluções de conflitos de forma consensual e eficaz, proporcionar vivência teórica e prática dos métodos autocompositivos de solução de conflitos, priorizar a interação e a troca de experiências entre os profissionais e capacitar os profissionais para atuar nos conflitos de mediação ou conciliação entre pessoas físicas e jurídicas em diversas áreas.

Durante o período do curso, entre 16 de agosto e 16 de novembro, os alunos terão acesso a videoaulas, textos de leitura selecionados e poderão interagir nos fóruns de discussão e debates livres. Haverá também, em cada módulo, uma hora de encontro síncrono.

 



Calendário de cursos e eventos

<< dez 2021 >>
dstqqss
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1