Missão | Visão | Valores

Defensoria Pública de Minas Gerais lança série “Expresso e-Defensoria”


Por Ascom em 11 de maio de 2021

Episódios mensais online vão debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG sob a ótica da era digital

Integrando a programação da Semana da Defensoria da Pública, no dia 21 de maio, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), fará o lançamento da série “Expresso e-Defensoria”. O evento será virtual, às 10 horas, com transmissão pelo canal da DPMG no YouTube (www.youtube.com/c/defensoriamineira).

A série, que terá episódios mensais, com palestras, conversas e entrevistas, pretende debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG sob a ótica das transformações digitais.

O objetivo é trazer novas formas de pensar para dentro da Instituição, com a percepção do mundo digital se somando ao atendimento jurídico já prestado à população.

O defensor público Roger Vieira Feichas, idealizador da iniciativa, explica que a ideia é “trazer para dentro da Defensoria mineira uma visão de mundo contemporânea, das mudanças cada vez mais rápidas que moldam nossa forma de viver e interagir e, consequentemente, refletem nos conflitos dos assistidos e na análise que temos que fazer na atuação em prol do nosso público”.

O primeiro episódio do “Expresso e-Defensoria” será durante o lançamento do dia 21 de maio. “Desafios para a Defensoria Pública na era digital” é o tema que o professor da Universidade Federal da Bahia, mestre em Política de Ciência e Tecnologia e doutor em Sociologia, André Lemos, vai abordar.

Ele vai falar sobre a cibercultura (estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede), a mistura do físico com o digital, a dinâmica da sociedade e a mudança de comportamento.

Os outros episódios estão programados para acontecerem nas últimas sextas-feiras de cada mês.

Os próximos já previstos vão tratar das provas digitais e das novas formas de comunicação no Direito, Legal Design e Visual Law.

Roger Feichas salienta a importância de se interpretar a realidade contemporânea para a prestação de um bom serviço jurídico.

“Ao analisar certas situações, vamos buscar entender como a Defensoria Pública é afetada por essas mudanças. É essencial que a Defensoria tenha essa percepção, saber para quê e para quem prestamos nosso serviço”, afirma o defensor público.

“A série “Expresso e-Defensoria” é uma oportunidade de inspiração para trabalharmos a transformação digital na Defensoria mineira, chamando a população para a posição de cidadão ativo na democracia digital”, conclui Roger Feichas.

Os episódios são abertos para participação externa. Basta acessar o canal da DPMG no YouTube.

“Expresso e-Defensoria”

Esta transformação digital não vem para substituir e sim, para acoplar. Por isso, o nome Expresso, que remete à ideia de um trem que vai passando, com os vagões acoplados, parando nas estações para embarque e desembarque, agregando conhecimento, inovação e transformação.

São passageiros do trem – defensoras e defensores públicos, servidores, estagiários e colaboradores da DPMG, assistidos e cidadãos mineiros.

O prefixo e- refere-se à dinâmicas e atividades em meios digitais.

Alessandra Amaral – Jornalista DPMG



Calendário de cursos e eventos

<< jun 2021 >>
dstqqss
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3