A Defensoria Pública de Minas Gerais em Montes Claros e a Escola Superior da Instituição (Esdep) realizaram a formatura da segunda turma do curso de “Defensoras Populares” da comarca. A cerimônia aconteceu no dia 14 de dezembro.
A capacitação teve como objetivo a formação de agentes multiplicadores dos direitos humanos, com o foco no direito das mulheres.
Cento e noventa e seis mulheres participaram do curso, que contou com 30 horas/aula divididas em seis módulos: mediação comunitária, prevenção à violência contra a mulher, direito da família, criminal, direito à moradia e saúde.
A capacitação esteve sob a coordenação da coordenadora da Defensoria Especializada na Defesa da Mulher Vítima de Violência de Montes Claros, Maiza Rodrigues da Silva.
A solenidade de formatura foi realizada no auditório da Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro e teve a presença de diversas autoridades, formandas e familiares. Cerca de 350 pessoas prestigiaram o evento que contou com a participação de um saxofonista da Polícia Militar de Minas Gerais, que executou o Hino Nacional.

Autoridades compõem a mesa de honra na abertura
O defensor público-geral de Minas Gerais, Gério Patrocínio Soares, foi representado pelo assessor institucional Wilson Hallak Rocha, que reiterou o papel social da DPMG e ressaltou a importância em levar o curso para o interior. Montes Claros foi a segunda comarca do interior a ser contemplada com a capacitação. A outra é Uberlândia.
O coordenador da Regional Norte, defensor público Cláudio Fabiano Pimenta, manifestou sua satisfação com a participação e organização do curso. Destacou que a Defensoria Pública deve ir onde o povo está. “Devemos sair dos gabinetes e continuar levando educação em direitos para a população”, afirmou. Sua fala foi ratificada pela coordenadora local, defensora pública Camila Machado Umpierre.
Representando o prefeito, o secretário municipal de Defesa Social Anderson Chaves elogiou o trabalho da Defensoria Pública em Montes Claros e manifestou o propósito de parcerias com a Instituição.

Formandas, familiares e autoridades lotaram o auditório da EE Professor Plínio Ribeiro
A coordenadora do curso, Maiza Rodrigues da Silva, manifestou sua honra e satisfação em estar à frente da capacitação e conclamou as novas defensoras populares a “assumirem seu papel na sociedade”. “O certificado, além de empoderamento, gera também oportunidade de emprego e renda para as participantes”, acrescentou.
A cerimônia contou com apresentação do coral de crianças do Projeto Social Jabs. Voltada para jovens em situação de vulnerabilidade social, a iniciativa tem a proposta de criar um espaço de recreação e de crescimento pessoal em Montes Claros.

Autoridades presentes
“Defensoras Populares” – Apoios
O curso é realizado pela Escola Superior da Defensoria Pública de Minas em parceria com a Defensoria Pública em Montes Claros, com o apoio da Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos de Minas Gerais (ADEP-MG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Conselho Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Programa Mediação de Conflitos, SicoobJus-MP e Marlene Doces Finos.
Fonte: Ascom/DPMG (18/12/2019)