Missão | Visão | Valores

Defensorias de Minas e do Paraná promovem I Congresso Interdefensorias de Acesso à Justiça


Por Ascom em 3 de setembro de 2021

Acesse a hotsite do evento pra informações sobre a programação, palestrantes e inscrições

As Defensorias Públicas de Minas Gerais e do Paraná, por meio da Escola Superior da DPMG (Esdep) e da Escola da DPE-PR (Edepar), promovem o “I Congresso Interdefensorias de Acesso à Justiça: desafios e perspectivas na garantia de direitos no contexto pós-pandêmico”.

O evento, no formato híbrido, ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 3 dezembro de 2021 e será transmitido pelo canal do Youtube da Edepar (c/escoladadefensoriapublicadoestadodoparana) e da Defensoria de Minas (c/defensoriamineira), bem como na sede da Defensoria Pública do Estado do Paraná em Curitiba.

As inscrições, assim como demais informações, estão disponíveis na hotsite do evento. Para acessar, clique aqui.

Os objetivos do Congresso são promover o debate sobre o papel da Defensoria Pública na garantia de direitos no contexto pós-pandêmico; fortalecer a interlocução dos campos do saber do Direito, Serviço Social, Psicologia, Sociologia e áreas afins dentro da Defensoria Pública; qualificar o atendimento às/aos usuárias/os da Defensoria Pública em todo o país através do intercâmbio de experiências e práticas exitosas; e propiciar o encontro de profissionais, pesquisadoras/es e estudantes cujo trabalho, pesquisa ou atuação verse sobre as temáticas relacionadas ao campo sociojurídico.

As palestras são gratuitas e abertas ao público. Inscrição prévia e presença mínima serão necessárias apenas para aquelas/es que desejem certificado de participação e de horas de atividades complementares. O horário e a programação final do evento serão divulgados posteriormente. Clique aqui para mais informações.

Chamada de Resumos e Artigos Científicos

A Esdep e a Edepar abrem o prazo de inscrições para submissão de resumos e artigos científicos a serem apresentados em sessão de exposição oral durante o “I Congresso Interdefensorias de Acesso à Justiça: desafios e perspectivas na garantia de direitos no contexto pós-pandêmico”.

Poderão realizar o envio servidoras e servidores, defensoras e defensores públicos, e estagiárias (os) de graduação ou pós-graduação da Defensoria Pública de todo o país; estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadoras (es) cuja temática de estudo seja o acesso à justiça; profissionais integrantes de outros órgãos com afinidade temática; e indivíduos pertencentes a ONGs ou movimentos sociais que atuem em projeto de parceria formal ou informal com a Defensoria Pública.

Serão aceitos artigos e resumos que abordem a temática compatível com o evento “Acesso à Justiça no Pós-Pandemia”, estando inseridos em um dos eixos temáticos, tais como encarceramento e execução penal no contexto pós-pandêmico; diversidade e direitos humanos no pós-pandemia; novas tecnologias e acesso à justiça; serviços públicos no pós-pandemia; e persecução penal e garantias processuais penais no pós-pandemia.

Os trabalhos que forem selecionados e aprovados pela Comissão Avaliadora serão automaticamente inscritos na III Revista Jurídica da Defensoria Pública do Estado do Paraná. Além disso, os melhores artigos científicos serão premiados.

Os resumos e artigos deverão ser enviados até 22 de outubro de 2021, via formulário. Os links para os formulários de envio estão disponíveis no edital.

Fonte: Ascom/DPMG (03/09/2021)



Calendário de cursos e eventos

<< dez 2021 >>
dstqqss
28 29 30 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1