Missão | Visão | Valores

DPMG promove evento de capacitação e sensibilização para integrantes da Superintendência de Políticas Pedagógicas


Por Ascom em 9 de novembro de 2020

A Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep MG), promove o “Café Virtual com Afeto – Empatia como valor no ambiente de trabalho”.

A iniciativa integra o Projeto Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar (Mesc) “Paz em Ação”, desenvolvido pela Instituição, e tem a parceria da Secretaria de Estado da Educação. Virtual, o evento acontece nos dias 12 e 13 de novembro pela Plataforma Teams.

O “Café Virtual com Afeto” será ação piloto para 106 integrantes da Superintendência de Políticas Pedagógicas (SPP) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

O objetivo é a sensibilização ao acolhimento de si mesmo e seus pares nas relações de trabalho remoto, os afetos, dores e conflitos interpessoais e as formas de lidar com os mesmos através dos instrumentos adequados.

A defensora pública Francis Coutinho, que coordena o Projeto Mesc, explica que a iniciativa é desdobramento dos webinários realizados pela DPMG em parceria com a SEE/MG, por meio da SPP e suas diretorias.

Realizados nos meses de setembro e outubro, os webinários abordaram os temas “E se o escutar fosse um eterno brincar?” e “Educação, Democracia e Acolhimento dos Atores na Escola – como lidamos com o afeto durante e pós-pandemia”.

“Neste momento de atividades e ensino remotos é imprescindível a compreensão da importância do acolhimento dos atores. Sem a escuta empática e a construção coletiva de protocolos, a interação e sucesso do ensino remoto ficam prejudicados”, diz a defensora pública.

“As famílias, professores, alunos, funcionários e administração precisam compreender os sentimentos e necessidades uns dos outros para chegar à educação com dignidade. Acolhimento é processo pedagógico, médico, jurídico e emocional”, observa Francis Coutinho.

Nessa seara, defensoras e defensores públicos auxiliam com atividades extrajudiciais, de educação em direitos, em solução adequada de conflitos e solução de forma sistêmica, capacitando e orientando os parceiros da SEE/MG.

Serviço:

“Café Virtual com Afeto – Empatia como valor no ambiente de trabalho”

Data: 12 e 13 /11/2020

Horário:  9 às 10h e 11 às 12h

Local: Plataforma Teams

Público: Superintendência de Políticas Pedagógicas – SPP

Inscrição: No site da Esdep MG (escolasuperior.mg.def.br)

Fonte: Ascom/DPMG (09/11/2020)



Calendário de cursos e eventos

<< fev 2021 >>
dstqqss
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 1 2 3 4 5 6