Missão | Visão | Valores

Live com padre Fábio de Melo marca o Dia da Defensoria Pública. Vídeo está disponível no canal da DPMG no Youtube e no Instagram


Por Ascom em 20 de maio de 2021

A Defensoria Pública de Minas Gerais realizou na noite desta quarta-feira (19/5), “Dia Nacional da Defensoria Pública”, a live “Motivação e Superação em Tempos Difíceis”, com o padre Fábio de Melo. O convidado especial abordou, entre outros temas, a resiliência, a necessidade de autoconhecimento e o papel de transformador social das defensoras e defensores públicos.

Na abertura, o defensor público-geral Gério Patrocínio Soares parabenizou as defensoras e defensores públicos pela data, lembrando ser um dia de orgulho para todos aqueles que trabalham em prol do cidadão hipossuficiente.

“A participação especial do padre Fábio de Melo é uma homenagem a todos da classe. Nos traz palavras de esperança e fé para superar as dificuldades do dia a dia, dá forças para enfrentarmos as dificuldades e continuarmos a trabalhar em prol da parcela carente da sociedade”, pontuou o defensor-geral.

 

Padre Fábio de Melo agradeceu por participar de uma data tão significativa “Toda comemoração é uma oportunidade para rever aquilo que está sendo feito e o que ainda precisa ser avaliado, construído. Uma honra participar de um momento tão significativo para uma categoria que é fundamental para a Justiça brasileira por defender aquele que não tem recursos para tal”, ressaltou o padre.

Falando sobre a necessidade do autoconhecimento, principalmente, durante este período de pandemia, padre Fábio apontou para a necessidade de buscar, em cada um de nós, as reservas do que somos. “A resiliência é uma resposta natural do ser humano”, afirmou.

“Ser resiliente é uma possibilidade humana, mas sermos ou não, vai depender muito do nosso empenho e disposição”, continuou padre Fábio de Melo. Para ele, embora a sociedade atual possua as mesmas necessidades dos homens e mulheres de antes, estamos mergulhados em um mundo muito tecnológico, que estimula uma forma de ser que dificulta a capacidade de resiliência. “O cultivo está diretamente ligado ao recrutamento das questões humanas nos envolvem. É difícil ser resiliente se não vivemos o nosso processo de humanização”.

Padre Fábio de Melo falou ainda sobre as características humanas como valores a serem conquistados. “Dependendo da forma como somos educados e inseridos na sociedade, crescemos de forma muito desumana, distantes de princípios como compaixão, solidariedade, princípios que mostram que somos humanos”, ressaltou.

Sobre o papel de transformador social de defensoras e defensores públicos, padre Fábio de Melo afirmou que a Defensoria Pública está na linha de frente no trabalho de reconstrução humana, ajudando as pessoas a superarem suas mazelas e dificuldades.  “Ser defensor público recruta a necessidade de um profundo amor pela humanidade.”, finalizou.

A live com o padre Fábio de Melo encontra-se disponível nos canais da Defensoria Pública no Instagram (@defensoriamineira) e no Youtube (www.youtube.com/c/defensoriamineira).

Semana da Defensoria

A Semana da Defensoria Pública encerra-se nesta sexta-feira (21/5), às 10 horas, com o lançamento da série “Expresso e-Defensoria”. Com previsão de episódios mensais, a série pretende debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG, sob a ótica das transformações digitais.

O lançamento já traz o primeiro episódio “Desafios para a Defensoria Pública na era digital”, com o professor da Universidade Federal da Bahia André Lemos. Ele vai falar sobre a cibercultura (estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede), a mistura do físico com o digital, a dinâmica da sociedade e a mudança de comportamento. A abertura será feita pelo defensor público Roger Feichas, idealizador da série.

Cristiane Silva / Jornalista DPMG



Calendário de cursos e eventos

<< jun 2021 >>
dstqqss
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3