Missão | Visão | Valores

Semana da Defensoria – Live aborda ‘Direito sistêmico e constelações familiares’. Vídeo está disponível no canal da DPMG no Youtube


Por Ascom em 20 de maio de 2021

“Direito sistêmico e as constelações familiares na Defensoria Pública” foi o tema da live promovida, nesta quinta-feira (20/5), pela Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), por meio de sua Escola Superior (Esdep-MG), na programação da Semana da Defensoria.

O assunto foi abordado pelo juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Sami Storch. O magistrado é pioneiro na utilização da abordagem sistêmico-fenomenológica das constelações familiares para promover conciliações e a resolução de conflitos na Justiça.

A abertura foi feita pela ex-subdefensora pública-geral de Minas Gerais e coordenadora da Câmara de Estudos de Métodos Adequados de Solução de Conflitos e Atuação Extrajudicial da DPMG, defensora pública Luciana Leão Lara Luce.

Defensora pública Luciana Leão Lara Luce e o juiz de Direito Sami Storch

Ao apresentar o palestrante e sua trajetória profissional, Luciana Leão ressaltou que uma das funções da Defensoria Pública é promover a pacificação e a solução extrajudicial de conflitos e ponderou que a cultura adversarial não é suficiente para garantir a paz.

Sami Storch falou sobre a aplicação de constelações familiares sistêmicas no Direito, que geram bons resultados na facilitação das conciliações e na busca de soluções que tragam paz aos envolvidos nos conflitos.

Explicou que trata-se de uma abordagem originalmente utilizada como método terapêutico pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger que, a partir das constelações familiares, desenvolveu uma ciência dos relacionamentos humanos, ao descobrir algumas ordens (leis sistêmicas) que regem as relações.

De acordo com o magistrado, sua aplicação possibilita que os conflitos e problemas sejam encarados em sua origem, proporcionando soluções mais efetivas, duradouras e restauradoras para os envolvidos.

Constelações familiares aplicadas em prol da pacificação

O magistrado conduziu o público em um exercício prático de vivência da constelação.

Sami Storch falou ainda sobre a relação da Defensoria Pública com os excluídos, destacando o papel da Instituição em dar voz e empoderar essas pessoas.

Ao finalizar, em uma mensagem às defensoras e defensores públicos, Sami Storch aconselhou a cada um que busque se fortalecer em seu lugar, para que possa ajudar a fortalecer os assistidos que procuram pelos serviços da Instituição.

A live está disponível no canal da Defensoria Pública. Para assistir, clique aqui.

Semana da Defensoria

A Semana da Defensoria Pública encerra-se nesta sexta-feira (21/5), às 10 horas, com o lançamento da série “Expresso e-Defensoria”. Com previsão de episódios mensais, a série pretende debater temas do mundo contemporâneo relacionados com a atuação da DPMG, sob a ótica das transformações digitais.

O lançamento já traz o primeiro episódio “Desafios para a Defensoria Pública na era digital”, com o professor da Universidade Federal da Bahia André Lemos. Ele vai falar sobre a cibercultura (estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede), a mistura do físico com o digital, a dinâmica da sociedade e a mudança de comportamento. A abertura será feita pelo defensor público Roger Feichas, idealizador da série.

Alessandra Amaral / Jornalista DPMG



Calendário de cursos e eventos

<< out 2021 >>
dstqqss
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6